sexta-feira, 16 de julho de 2021

GI Joe Vive! O pulso ainda pulsa! Semana de novidades

Foi uma semana muito agitada e cheia de novidades para os fãs de GI Joe, com notícias e lançamentos para fazer a vida do colecionador completista mais feliz e dos demais um prato e ranger de dentes.

Nova Série de Animação de GI Joe para 2022


 Vamos começar com o anúncio divulgado pelo HISS Tank de a Hasbro tem uma nova série animada de GI Joe para o ano que vem, 2022, com uma segunda temporada prevista para 2023. Ainda não há informações de onde isso será lançado, se num streaming, num canal de TV, nada. A informação veio, segundo o site, de Marcelo Masotti, o responsável pelos licenciamentos na Hasbro Brasil, durante o evento Licensing Con Brazil, no último dia 14. 

Também foi exibido no evento um breve teaser com as apresentações de Snake Eyes e Storm Shadow, com visuais em estilo futurista. Provavelmente esses visuais atendem ao concept do videogame e a linha de figuras Classified, na chamada escala Legends.

Uma nova série animada com mais episódios é uma demanda antiga da base de fãs e uma necessidade para criar uma nova base de fãs mais jovens e garantir a longevidade da franquia. Mesmo que a série clássica da Sunbow tenha envelhecido bem por tem um fundo já futurista nos anos 80 e seus episódios serem fechados, as novas técnicas de animação e temáticas mais atuais se fazem prementes para um público mais jovem. Eu não diria maus exigente, mas de uma geração diferente com demandas diferentes para conquistar a atenção. O videogame ainda não teve o efeito desejado.

Vale lembrar que a primeira série animada surge das propagandas das histórias em quadrinhos da Marvel para o GI Joe, que era o instrumento de marketing que se podia usar na época para chegar às crianças, o público algo do brinquedo, uma vez que chamadas de propaganda na televisão para venda de brinquedos eram contra a lei nos EUA. Hoje há legislação semelhante no Brasil, o que foi o fim da programação infantil na TV brasileira por não haver mais anunciantes para esses programas. Mas com uma série animada o próprio desenho é a propaganda e, ainda sim, um produto cultural.

Já solicitamos mais informações à Hasbro Brasil e esperamos pela resposta.

A publicação original pode ser vista aqui.

GI Joe Super7 - ReActon e Ultimate

A Super7, uma empresa conhecida por produção de colecionáveis, já teve vazada há algum tempo, que tinha um licenciamento de GI Joe para sair. Não havia informações complementares e havia muita especulação sobre somo seriam as figuras, em que escala e tudo mais. A Super7 tem uma escala de 7 polegadas para suas figuras bem articuladas e surpreendeu com a informação de que seriam 3.75 polegadas. 

Então, no dia 15, Brian Flynn, da Super7, liberou um vídeo onde foram reveladas as novidades, onde não seria uma escala ou outra, mas duas coleções, duas escalas de figuras GI Joe inspiradas e fiéis ao visual das temporadas do cartoon da Sunbow. 

ReAction

As figuras ReAction da Super7 são fiéis ao visual criado para o cartoon em sua modelagem, cores e acessórios e, como outras figuras dessa linha, tem apenas cinco pontos de articulação. 

Nessa Wave 1 vem os personagens Snake Eyes, com o visual de MASS Device e A Vingança do Cobra, Scarlett e o Kwinn inspirado nos quadrinhos da Marve e apresentado na edição nro 2, na missão do Pólo Norte.


 
Snake Eyes com as armas padrão do cartoon e o visual púrpura, sem luvas, das duas primeiras mini séries que depois se tornam duas temporadas e, assim, com o novo visual mais sombrio com um visor em vez de um óculos e a espada. 





 
Scarlett vem com a balestra e uma aljava, um acessório inédito. 




 
Kwinn vem com sua conhecida metralhadora .30 Browning 1919 e um cinto e munição. Creio apenas que não atentaram para a estatura do personagem, já que é um esquimó grandalhão. Mas o desenho geral da figura ficou muito fiel ao original.


E do lado dos Cobras, teremos Cobra Commander, Destro e a Baronesa.






As três figuras Cobra também remontam ao visual do MASS Device e Cobra's Revenge, as prmeiras mini séries, com destaque para a Baronesa com o que chamamos de traje de voo. 


Teremos, ainda, tropas: Cobra Troppers e Green Shirts. 


 
As figuras primam por serem etnicamente diferentes, com a pele rosada do calcasiano, mais opaca para latino e o marrom para o afro, tanto para os Green Shirts quanto para os Cobra Troopers, gerando uma diversidade muito bem vinda, tirando a sensação de que os soldados são todos iguais, o que não existe em nenhuma tropa do mundo. Os Cobra Troppers ainda tem mais um diferencial nas costas, com o padrão do suspensório tático em H ou Y, seguindo a viação dos desenhos.  





 
Para quem não sabe, os Green Shirts são tipo GI Joes genéricos, tropas de apoio que cumprem funções diversas, como guardar a base ou catar bituca e tirar matinho das frestas do concreto e pintar troco de árvore com cal. Customizamos essas figuras há décadas.


Cada figura custará cerca de 20 dólares. É um preço alto para uma figura com apenas 5 pontos de articulação. No entanto o conceito dessa coleção é ser um colecionável mais adulto do que um brinquedo e, com certeza, muitos deles nunca sairão dos blisters. Então, pelo conceito de "toy art", o preço se justifica. 

E justamente por essa premissa a temática direta e fiel ao cartão é o atrativo para um publico saudosista que poderá ter acesso à essas figuras à partir de setembro.

Ultimates

Já a linha Ultimates volta à escala maior da Super7, mas mantém a fidelidade ao design do cartoon em suas quatro figuras da Wave 1: Snake Eyes, Duke, Comandante Cobra e o Cobra BAT, o Battle Android Trooper. 


As figuras vem com muitos acessórios e jogos de mãos para criar várias posições e até mesmo recriar cenas do desenho. Destaque para o Timber que acompanha o Snake Eyes e os acessórios, todos MASS Device. 

Duke vem com acessórios tanto do Cartoon quanto da figura V1 original, além de cabeças extras. 




O Cobra BAT tem itens extras para simular os danos de combate. Termos até um pescço sem cabeça para quando o Sgt, Slaughter os decapta.

Estes itens já estão à venda por cerca de 55 dólares cada figura. 

GI Joe Classified Zartan Deluxe Edition SDCC

Próxima semana tem San Diego Comic Con e para deixar todo colecionador da série Classified ensandecido, haverá uma figura exclusiva Hasbro do evento: um Zartan Classified cheio de acessórios. 


Além de muitos acessórios, várias cabeças para trocar e ter uma Zartan com muitos disfarces, a caixa tem uma arte de trocar faces e, só isso, já tinha deixado os colecionadores muito felizes (ou quase). Mas nesse dia 15 saiu informação que este Zartan também mudará de cor por acabado com pintura termosensível. 



Então se você colocar seu Zartan no Sol ele vai mudar de cor conforme esquenta.. ou se colocar na geladeira, ou na neve, ou na água quente. Seu Zartan, se você conseguir um, vai mudar de cor conforme a temperatura e isso aumentou o desejo pela figura. 

O primeiro Zartan também tinha esse efeito de tinta termo reativa e esse toque de nostalgia mexeu com a cabeça dos colecionadores.


 

Ainda não sabemos o preço, mas deve ser anunciado em breve, mas deve ficar em torno de cinquenta dólares. 

E essas foram as notícias da semana. GI Joe segue firme. Lá fora, pelo menos. Não sabemos como e se tais figuras chegarão aqui e o mais seguro, se não quiser perder esses lançamentos, é buscar lá fora. 

Boa sorte.













 




Um comentário:

  1. Boa noite Laerte. Obrigado por sempre atualizar e divulgar tudo que passa por essa franquia!. Gostei muito dos Troopers (Joes e Cobras), essa diversidade nos bonecos ficará interessante para quem fizer tropinhas. Forte abraço!.

    ResponderExcluir