segunda-feira, 31 de julho de 2023

JOSHUA WILLIAMSON EM SUA SÉRIE GI JOE — DUKE AND COBRA COMMANDER


Obs.: Para quem ainda não sabe, os quadrinhos de GI Joe saem da Devils Due este ano e passam para a produtora do Robert Kirkman, criador de The Walking Deas e Invencível nos quadrinhos, a Skybond. 

Entrevista no site e idioma originais aqui!

Indiscutivelmente o escritor mais prolífico dos quadrinhos convencionais hoje, Joshua Williamson escreveu de tudo, desde Aliens a The Flash e Skybound's Dark Ride . Talvez sua série mais aguardada até agora sejam seus próximos quadrinhos GI Joe para Skybound – Duke and Cobra Commander . Conversamos com Williamson no SDCC 2023 e ele nos contou como começou a trabalhar no próximo capítulo da franquia Real American Hero…




Quando seu relacionamento com GI Joe começou? Você era fã dos brinquedos ou do desenho animado?

Sim, era o desenho animado. O desenho original dos anos 80. Eu assisti fitas VHS de GI Joe . Meus amigos e eu tínhamos as fitas. Nós os tocávamos várias e várias vezes. Minha primeira memória é a música de introdução. Isso é o que eu ouço. Mas é isso mesmo. Eram apenas fitas VHS de GI Joe . Como se essas fossem minhas memórias. Assistindo ao desenho animado, curtindo muito os brinquedos e meus amigos e eu coordenando o Natal para garantir que não receberíamos duplicados. [Risos] Então, nós pegaríamos alguns, eu pegaria alguns, e assim poderíamos tê-los brincando juntos. Você construiria seus próprios exércitos.

Como você se envolveu com o próximo quadrinho da Skybound?

Comecei a trabalhar com a Skybound em 2010, 2011. Conheço a empresa há muito tempo e tenho esse relacionamento. Sean Mackiewicz e eu conversávamos de vez em quando sobre diferentes tipos de projetos. Eu estava trabalhando em coisas diferentes nas quais eles estavam trabalhando. E a certa altura, GI Joe apareceu durante uma conversa. Começamos a conversar sobre isso antes de eles terem a licença. Então, continuamos conversando sobre isso e, quando eles finalmente disseram: “OK, vamos obter a licença”, obviamente essas conversas aumentaram. Então, eu tive muitas ideias sobre o que sempre gostaria de fazer se um dia estivesse no comando de GI Joe., e esses pensamentos realmente se alinharam com o que Robert já estava pensando e o que estávamos pensando com o Skybound. Foram muitas conversas, e então... É estranho, acho que nunca me perguntaram.

Acho que nunca perguntei, tornou-se uma coisa de "Estamos fazendo isso?" "Sim, estamos fazendo isso." “OK, vamos rock and roll. Vamos trabalhar em GI Joe !”

Você leu algum dos quadrinhos escritos por Larry Hama ao se preparar para isso? Ou você queria abordá-lo totalmente novo?

Eu os tinha lido antes. Sou fã da propriedade. Quando Devil's Due começou, eles começaram a fazer os quadrinhos GI Joe naquela época. Eles começaram a fazer aquelas reimpressões realmente incríveis do material Hama. Então eu estava lendo aqueles que estavam saindo nesse formato. Então eu lia sempre que alguém aparecia e fazia isso, como IDW. Eu li aqueles. Eles seriam relançados e eu os leria novamente.

Então eu li muito disso. Mas quando comecei a trabalhar nisso, fiz questão de não ler muito, porque não queria imitar muito. No entanto, voltei e comecei a olhar para Larry Hama. Porque é muito bom.

É uma história em quadrinhos genuinamente boa. Hama até experimentava coisas como sua famosa edição silenciosa (# 21).

Sim. É apenas uma boa história em quadrinhos, cara. É um bom livro. A primeira edição que li foi tão boa. Havia um monte de coisas lá que realmente funcionavam. Eu gosto de como muitas das histórias foram feitas em uma edição. Mas ele ainda estava construindo uma grande narrativa.

Mas, novamente, quando comecei a trabalhar nisso, fiz uma pausa. Eu estava tipo, “Eu não quero me aprofundar muito na releitura daqueles quadrinhos antigos. Eles podem me influenciar demais. Quero descobrir qual é a minha versão disso.

Você pode deixar alguma dica sobre o que sua versão envolverá? Você pode nos dar uma ideia da abordagem que está adotando?

Bem, com Duke , você sabe, eu realmente abordei isso como sendo uma história de espionagem. Eu realmente queria que tivesse esse tipo de suspense paranóico, mas na verdade é um livro de ação.

Considerando que com Cobra Commander , eu realmente pensei que era uma história em quadrinhos de terror primeiro. É definitivamente assustador com coisas científicas, e é sobre ele ser esse mestre manipulador que reúne todas essas forças diferentes. Em primeiro lugar, eu pensei: “Vou fazer um livro de terror”.

Que tipo de abordagem você e Daniel Warren Johnson e Robert Kirkman estão adotando em termos de ser um crossover?

Bem, Robert já havia construído muitas coisas. Ele já tinha pequenas ideias na cabeça quando entrei. Então eu já estava alinhado com o que eles estavam pensando, e eles tinham muitas grandes ideias sobre Transformers e que influência os Transformers teriam no resto do mundo e nos personagens humanos. Isso inclui pessoas como Duke e Cobra Commander, e como a introdução de Transformers impacta suas histórias e seus mundos.

Eles meio que lideram por causa disso, porque começa com Void Rivals , e então é Transformer s , e então é Duke , e então é Cobra Commander . Cada um leva ao outro, sabe?

É por isso que é sempre tão difícil falar sobre isso. Porque falar do meu livro estraga o deles. Então é sempre difícil… Mas nós tivemos muitas conversas sobre esse mundo que estamos construindo, e como os livros vão influenciar uns aos outros e eventualmente atingir um grande clímax.


É possível que você e Dan se divirtam trocando de livros um dia? Você poderia se ver dando uma facada em Transformers ou você se sente mais em casa com GI Joe ?

Estou mais em casa com GI Joe . Eu sei que Daniel é uma pessoa muito Transformers . Ele não é uma pessoa GI Joe . Ele vai te dizer isso. Ele realmente não sabe muito disso. Estávamos conversando outro dia e eu estava contando a ele sobre coisas que aconteceriam em Duke e ele sabia quem era Duke, mas o veículo e o local de que eu estava falando, ele não sabia o que eram. Ele disse: "Não sei o que são." Eu fiquei tipo, “Ah, tudo bem…”

Uma coisa engraçada é que eu conheço Transformers. Eu sei muito disso. Não conheço muito bem a mitologia. Eu sei como o básico disso. Especialmente as coisas do tipo G1 e o filme e o desenho animado. Eu sei disso muito bem. Mas é uma mitologia muito profunda, e os fãs dela são muito particulares sobre isso. Eu respeito isso. A mesma coisa com GI Joe . Essa é a coisa, é meio engraçado… Daniel é muito um cara dos Transformers , eu sou um cara do GI Joe .

Você tem um personagem GI Joe favorito ? Ou um dos três primeiros?

Bem, obviamente, Snake Eyea. E eu gosto muito de Clutch. Bastante. O que é engraçado sobre isso é que eu sempre fui mais do tipo Cobra. Eu tenho muitos favoritos que são todos personagens do Cobra. Gosto muito de Major Blood, apesar de gostar de Cobra Commander, Destro, gosto de Tomax e Xamot. Eu tenho muitos personagens do Cobra… Mas eu realmente gosto de Rock 'n Roll. Eu gosto muito do Stalker. Eu tenho muitos favoritos. Adoro rever o desenho animado agora, descobrindo coisas que não via antes. É sempre engraçado com as coisas que você ama quando criança versus o que você ama quando adulto.

O que vem a seguir para o seu outro quadrinho Skybound, o título de terror Dark Ride ?

A edição 9 vai ser muito focada no Halloween, e realmente se aprofundar um pouco mais em sua história. Não mostramos muito disso, então é algo que me deixa muito animado. Temos muita coisa legal chegando. Vamos revelar um pouco mais sobre o parque e os mistérios e finalmente vamos revelar o que Arthur realmente está construindo no parque. Mas acho que a edição do Halloween vai ser muito divertida. Isso é o que eu realmente estou ansioso para que as pessoas vejam.





Nenhum comentário:

Postar um comentário