F-19 Black Eagle Stealth Fighter
F-19 - Modelo motorizado.
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F-19 seria a designação para um hipotético avião de caça estadunidense que nunca foi oficialmente reconhecido, que seria invisível ao radar e outros métodos de detecção e poderia, inclusive, usar de novos métodos de propulsão, e gerou muita especulação de que ele pode se referir a um tipo de aeronave cuja existência pode ainda ser classificada.
Tal aeronave teria como função penetrar no espaço aéreo inimigo sem ser detectada e depositar de forma precisa o armamento destinado à missão e retornar à base intacta.
Quando da unificação do sistema de numeração em 1962 , os caças estadunidenses foram designados por números consecutivos, começando com a F-1 Fury .F-13 nunca foi atribuído a um caça devido à superstição, embora a designação anteriormente tinha sido usada para uma reconhecida versão do B-29 . Após o F/A-18 Hornet , a próximo aeronave anunciada foi o F-20 Tigershark (um super F-5). A USAF
Northrop F-20 Tigershark
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propôs a designação F-19 para o caça, mas a Northrop solicitou a "F-20". A USAF finalmente aprovou a designação F-20 em 1982. A verdade por trás deste salto em números é que Northrop pressionou a designação "F-20" pois queriam um número par, a fim de se diferenciar das designações Soviética sempre numeradas impares para os MiGs. Apesar disso, as designações F-17, F-21 e F-23 não foram ignorados, mas nunca utilizados.
Durante a maior parte da década de 1980, "F-19" foi pensado para ser a designação de um caça stealth, cujo desenvolvimento era um segredo aberto na comunidade aeroespacial e um projeto que já corria desde os anos 70. Quando a aeronave real foi revelada publicamente em Novembro de 1988, a sua designação foi F-117.
Esquadrilha de F-117 Nighthawk
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Outro rumor era que F-19 é realmente a designação de algum outro projeto super-secreto, tão negro que não será revelado por muitos anos e que alguns ainda associam ao projeto do avião Aurora, que poderia até mesmo ter tecnologia alienígena.
Mais uma versão era parte de uma conspiração deliberada pela Força Aérea para confundir a inteligência soviética e induzi-los a despender esforços na tentativa de descobrir informações sobre um avião que não existe.
Lockheed YF-17
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Em 1986, surgiam as especulações sobre a Lockheed Northrop estar construindo, depois do que foi chamado de YF-17, um demonstrador de tecnologia para competir com a General Dynamics YF-16 para o programa de aquisição de um novo caça leve, o tal F-19. No fim, o YF-16 venceu e se tornou o F-16 Fighting Falcon e, então a US Navy contratou a Northrop para base do próximo caça da Marinha, um futuro substituto do F-14, baseado no YF-17 que, no final, resultou no designado F-18,
General Dynamics YF-16
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hoje F/A-18. Vale lembrar que as duas aeronaves já estavam em serviço nesse época.
Então, ainda em 1986, a Testors, a fabricante de plastimodelos e materiais de modelismo, imaginou que um caça Stealth, que pudesse defletir as ondas de radar, seria elegante e simplificado e lembrariam um pouco o quase sobrenatural SR-71 Blackbird, também da Lockheed. E que sua designação só poderia ser F-19, o próximo da fila. Então prendeu dois estabilizadores verticais nessa aeronave com suave silhueta de gota de forma a servirem como
Lockheed SR-71 Blackbird
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uma proteção de saídas de motor emissoras de calor, criou o modelo em escala 1/48 e o embalou. 700.000 deles foram vendidos imediatamente, tornando-o o modelo mais envido até então, ultrapassando a Interprise de Star Trek da AMT. Isso tudo porque todos sabiam que tinha algo diferente voando, mas ninguém sabia o que era e como era. Era um total segredo tanto o formato, quanto a fórmula da tinta e os equipamentos.
F-19 criado pela Testors
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Então, em 1988, quando a USAF finalmente marcou toca e conseguiram algumas imagens do F-117 Nighthawk para o público (embora o primeiro tenha sido entregue em 1982!!), sua silhueta angulosa não era uma vista bonita e nem inteligível como o que se esperava para uma aeronave com a função prevista. Com a total liberação das imagens em 1990, o avião que deveria ser invisível a todos os radares soviéticos chegou a ser comparado com uma casa com tantos ângulos quanto a dos sete anões.
Por isso a silhueta criada pela Testors ainda é mais apreciada por entusiastas da aviação de caça do que do verdadeiro F-117.
Detetives da aviação concluíram que a designação da aeronave como F-117 veio dos números YF-110, YF-113, YF-114 que a USAF deu durante os testes de voo realizados no deserto de Nevada com aeronaves soviéticas capturadas(MiGs 21 e 23 e um Su-24), sob o apelido de Groom Lake, local onde também se realizaram os testes do F-117.
F-19 Spectre
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Uma silhueta especulada também foi a do F-19 Specter, com asas em delta arredondado, muito parecidas com a concepção do fictício MiG-31 soviético do Filme a Raposa de Fogo. E que também deve ter sido inspiração para o Cobra Nightraven do filme G.I. Joe: Rise of Cobra. Ou ainda o Intruder, a aeronave que o Overlord usou para espalhar os geradores de fronteira em Spiral Zone.
F-19 SPectre
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MiG-31 - Raposa de Fogo
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Cobra Nightraven - G.I. Joe Rise Of Cobra
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Recentemente a USAF aposentou o F-117. Parece que o F-22 é mais invisível do que ele.
Ao mesmo tempo em que a Testors lançava seu modelo, a Micropose Software, na época uma popular designer de jogos para PC, Commodores 64 e outras plataformas, tinha o cultuado game F-15 Strike Eagle. Com toda comoção em torno do F-19 da Testors, a Micropose decidiu criar um game chamado F-19 Stealth Fighter usando o modelo da Testors como base de seu caça Stealth.
Claro que a Micropose usou como base o F-15 Strike Eagle para criar o jogo, o que chamamos hoje de “usar o engine”. Bastou adicionar algumas características Stealth e você já podia voar rápido e atirar em tudo que visse e voltar sem ser identificado pelo inimigo.
E você consegue achar o jogo na internet para baixar e ver como era.
E você ainda pode achar o modelo do F-19 no E-Bay.
Phantom X-19 Stealth Fighter
Claro que, como era 1988, a Hasbro não poderia deixar de fora a sanha curiosa de um povo que aprender a amar aeronaves poderosas e lançou o X-19 Phantom, o caça stealth do G.I. Joe para missões furtivas e precisas.
Com certeza com o formato de gota "herdado" do F-19 da Testors, a aeronave ver armada com canhões na asas escamoteáveis, misseis de curto alcance e dois grande mísseis de asas que giram para se posicionar como as dos mísseis AGM-109 Tomahawk de longo alcance.
No Brasil, o Bombardeiro Laser Anti-Radar fez sucesso com seu verde limão fluorescente numa fuselagem cinza em detalhes pretos. O cockpit abre correndo para frente, bem moderno, mas pouco prático para ejetar. E fácil de perder o bico da aeronave.
Na caixa original já vinha a missão descrita:
"Tecnologia Stealth: O propósito do desenvolvimento da tecnologia stealth é produzir uma aeronave capaz de penetrar indetectável as defesas do inimigo e acuradamente entregar seu armamento."
Ghostrider (sim, tunguei do yojoe.com)
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O X-19 foi lançado em 1988, também vendido em 1989 e descontinuado em 1990. Seu piloto era o Ghostrider e aqui cabe uma explicação sobre esse codinome. Para não confundir com o Ghost Rider da Marvel, o Motoqueiro Fantasma, já que ambas as revistas eram publicadas pela editora na época. No entanto, recentemente me chegoua informação de que no romance de Tom Clancy "Red Storm Rising" de 1986, sobre uma Terceira Guerra Mundia na Europa, o F-19 é chamado de Ghostrider, então temos um F-19 Ghostrider. Vale lembrar que o nome pode vir, também, do sucesso country Ghost Riders In The Sky, datado de 1948 mas imortalizado na voz de Johnny Cash. Com um visual bem inspirado nos pilotos da Primeiro Guerra Mundial, já que, apesar de pilotar uma aeronave supersônica, não usa um traje pressurizado, mas uma jaqueta de aviador, calça de farda com bolsos laterais e botas de cano longo, como pilotos alemães usavam no citado conflito, visual com direito a uma echarpe vermelha. A característica de que ninguém nunca lembrava seu codinome, como se fosse mesmo um... fantasma!
Jóia !!!
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