Matérias do Fã Clube Brajoes produzidas pelos fãs de Comandos em Ação, Falcon e GI Joe.
terça-feira, 21 de abril de 2020
Bell 47G-2, o Helicóptero do Falcon
O Helicóptero do Falcon
Por Laerte Guimarães
A arte da caixa do helicóptero amarelo do Falcon é a mesma da versão estadunidense, com as adaptações da Estrela SA.
Meu primeiro Falcon, foi o piloto azul, sem barba. Mas ele
não veio sozinho ele veio junto com o helicóptero amarelo, de 78. Hoje eu sei
que meu pai pagou um barato porque pegou os da vitrine do Roberto (Casas Roberto) e
pagou em nem sei em quantas vezes. Ele tinha conta lá e ia pagando o que dava por
mês. Mas estava lá. Meu Falcon Piloto Azul veio sem caixa, dentro da caixa do
helicóptero. O helicóptero veio solto dentro da caixa, sem os plásticos que
separavam as peças. Mas eu tive. Eu lembro que eu guardava o Falcon curvado
dentro do para-brisa, como que numa cama, para encaixar tudo na caixa. Acho que esse é um dos momentos
marcantes para mim na minha história e no meu histórico posterior como
colecionador.
Os anos foram passando, e quebrou. Claro, a primeira coisa
que quebrou foi aquela cauda de passarinho que acho que foi projetada para
quebrar. Tinha acabado de chegar o Super Bonder no Brasil e, claro, descobrimos,
eu e meu pai, que não era indestrutível e nem permanente. Na verdade era bem provisória, não durava um dia. Passados os anos, sumiu, as peças
desapareceram... o para-brisa quebrou... foi sumindo. Lembro que a cauda eu tentei usar como torre de comunicação com os Comandos em Ação.
Mas ganhei um helicóptero preto em 1982 pra 83, já da base
futurista, do Falcon-80. Esse eu tenho até hoje. Tirando o fato de que no final dos anos 80
eu descobri como tinta spray funcionava e camuflei o bichinho, ele está inteirão, sobreviveu.
Arte do Helicóptero do Falcon 80. Esse adesivo se estendia da lateral da caixa até a frente e veio errado na maior parte das caixas pois, em vez do aplicador começar da lateral de cima para baixo, começava do helicóptero pela lateral.
Mas... de onde veio esse helicóptero?
Bom, veio do Bell 47G2-F, helicóptero leve utilitário de três lugares. Ou, H13-H Sioux, como era chamado dentro do US Army.
Bell 47G2-F do US Army
O BELL 47G-2 é um helicóptero leve, com capacidade para dois tripulantes e um passageiro, destinado a missões utilitárias. Voou pela primeira vez em 8 de dezembro 1945, sendo produzido continuamente de 1946 a 1973. Entrou em serviço no US Army já em 1946, nos modelos YH-13 e HTL-1 e esses dois modelos se diferenciam do 47G por terem uma cauda diferente, com fuselagem coberta.
Bell 47, versão militar YH-13
Bell 47, versão HTL-1
Essas versões são as mais reconhecidas em desenhos da época e estilizações ou apresentação nos quadrinhos da época. Observe os desenhos velhos e vai reconhecer o modelo imediatamente.
Até o Thanos teve um...
O amigo Doug Bathmann me lembrou que o Batman também teve um...
Foi utilizado pelas forças armadas dos Estados Unidos da América nas guerras da Coreia e do Vietnã, em missões de observação e transporte. Embora fosse considerado uma aeronave com motor pequeno e baixa potência, percebeu-se que o aparelho poderia transportar duas macas externamente, como ficou popularizado na série de TV MASH.
Plastimodelo Revell inspirado na série MASH.
Foto de um medvac durante a Guerra da Coreia
Um H13-H em medvac em pleno voo.
Podia ser armado com uma metralhadora fixa pra a frente na fuselagem, o que obrigava o piloto a apontar o nariz da aeronave para o alvo. Essa metralhadora podia ser uma LMG, uma GPMG ou uma minigun(Vietnã). Podia ainda levar casulos de foguetes ou, mais tarde, mísseis antitanque guiados por cabo.
H-13H Gunship em algum lugar do Vietnã
Projetado originalmente por Lawrence "Larry" Dade Bell, da Bell Helicopters Co (hoje Bell Textron), nos EUA, foi construído sob licença no Japão pela Kawasaki(Conhecido KH-4), na Itália pela Agusta (entre 1954 e 1976, 1200 deles) e na Grã-Bretanha pela Westland (47G-3B, com várias peças fornecidas pela Agusta) com o codinome de Sioux, o mesmo dos EUA. Entre 1946 e 1974, foram construidos mais de 5000 unidades pela Bell e pela Kawasaki.
Kawasaki KH-4
Westland 47G-3B-1
A maior parte da familia militar do Modelo 47 é G, mas existiram numerosos aparelhos da sério 47J, com transmissão aperfeiçoada e outras mudanças, como o fato de muitos deles serem aparelhos de 4 lugares e os de treinamento, apenas dois lugares com controles duplicados. O conjunto de motor podia ser modificado para ambientes quentes ou elevados para motor turbocomprimidos.
A Força Aérea Brasileira operou 47 helicópteros “Sioux” em missões de treinamento, ligação e observação, de 1959 a 1993.
O uso civil ainda mantém várias aeronaves ao redor do do mundo, principalmente em serviços de voo turístico, busca e resgate e outras utilidades. Por ser um helicóptero leve, o uso de flutuadores para atividade anfíbia foi muito popularizado.
Bell 47G-2 em voo. Foto de Beauflis Phillipe
Mais um Bell 47G-2
Bom, agora sabemos de onde veio e, claro, sim, veio de um veículo
real e muito versátil.
Evidentemente, o helicóptero em si teve seu tamanho e modelo adaptados para comportar
a figura do GI Joe de 12", mas não ser grande demais para uma criança brincar. Afinal, se fosse
mesmo ter a escala 1/6 do boneco, helicóptero teria mais de um metro de
comprimento. E seria caríssimo. Mas você pode conseguir excelente modelos de
rádio controle na escala no mercado internacional. E pode ser caríssimo.
Veja uns vídeos com aeromodelos para ter ideia...
A primeira versão do Helicóptero veio pela Hasbro para o GI Joe Adventure Team em 1971, com a aventura Search Os The Stolen Idol, algo como A busca do Ídolo Roubado. Vale lembrar que por essa época o GI Joe soldado não era mais popular por conta da Guerra do Vietnã, Movimento dos Direitos Civis e tudo mais que ocorria nos EUA e, por isso, o GI Joe viu um grupo de aventureiros. O nome do veículo desde o início é Adventure Team Helicopter.
The Search of The Stolen Idol, GI Joe Action Team, 1971
A aventura era composta pelo helicóptero, o ídolo e a cobra que deveríamos driblar.
Da coleção de Cândido de Abreu
Da coleção de Cândido de Abreu
Da coleção de Cândido de Abreu
Da coleção de Cândido de Abreu
Da coleção de Cândido de Abreu
Da coleção de Cândido de Abreu
Da coleção de Cândido de Abreu
Repare que o trem de pouso original era fino, imitando o tubular da aeronave que inspirou o brinquedo.
A escolha do amarelo remonta a situações de resgate. Muitas aeronaves civis de resgate e forças policias de patrulha são amarelas, principalmente no decorrer dos anos 60.
Ainda em 1971, a Hasbro juntou o set do Seach com o a aventura Secret of The Mummys's Tomb e criou o Recovery of The Lost Mummy Adventure incluindo o All Terrain Vehicle com guincho ao conjunto.
GI Joe Action Team - Secret Of The Mummy's Tomb
O veículo para todo terreno com guincho... um clássico.
Recovery of The Lost Mummy Adventure
Vários elementos novos, como o bote e uma arca de tesouro.
Em 1973 a Hasbro lançou o helicóptero novamente, sozinho. Com uma arte de céu azul na caixa. E perceba que é uma melhoria da própria arte utilizada na caixa do Search. E temos o GI Joe Adventure Team Helicopter.
Somente em 1976, temos a arte que acaba por ter o esquema de cores usado, depois, na caixa do Helicóptero do Falcon. Repare nisso, depois comparando a posição das hélices nos desenhos.
Da Coleção de Fábio Barros
Da Coleção de Fábio Barros
Da Coleção de Fábio Barros
Da Coleção de Fábio Barros
Da Coleção de Fábio Barros
Da Coleção de Fábio Barros
Da coleção de Kiko Knabben
Da coleção de Kiko Knabben
Da coleção de Kiko Knabben
Da coleção de Kiko Knabben
Da coleção de Kiko Knabben
Da coleção de Kiko Knabben
Da coleção de Kiko Knabben
Da coleção de Kiko Knabben
Da coleção de Kiko Knabben
Mas até aí, sempre o trem de pouso é fino imitando uma estrutura tubular padrão. Mas em 1976, uma variação do helicóptero foi criada para a Captur Copter Adventure. Era um helicóptero todo preto, com flutuadores (flotation pontoons) e uma garra imitando mandíbulas de formiga. A aventura foi criada exclusivamente para a série Eagle Eyes, os Olhos de Águia, e preparada para capturar The Intruder, o inimigo alienígena do GI Joe Adventure Team. E vinha com o Intruder para captura.
Perceba aí que o trem de pouso não é mais tubular, mas com a chapa para encaixe do flutuadores e do conjunto de garra. E a curiosidade é que o helicóptero amarelo de 1976 tb tem esse trem de pouco chato. E é esse que chega ao Brasil em 1979, embora muitos dos amarelos, nos EUA, ainda fossem produzidos com a trem de pouso tubular. E, claro, que o para-brisa é uma estrutura de plástico preto com aberturas e não mais um acrílico transparente.
O Helicóptero Amarelo do Falcon - Foto de Giovanni Raemondo
Da coleção de Giovanni Raemondo.
Da coleção de Giovanni Raemondo.
Da coleção de Giovanni Raemondo.
A tempo: o Recovey, a missão dupla, era um exclusivo do catálogo da Sears e foi fabricado para atender a Sears até 1975, quando saiu pela última vez no catálogo de desejos de Natal. Foi um dos mais longevos brinquedos em produção exclusiva da Sears. E é notório que foi uma grande decepção de garotos por todos os Estados Unidos quando não estava no catálogo de 1975. Por isso que em 76 a Hasbro lança os veículos de forma unitária pela última vez e encerra a produção do Adventure Team.
O helicóptero amarelo. Coleção de Daniel Chuis. Atenção ao Pilot ODA 2019.
O Helicóptero Amarelo com o Falcon Ação Cmauflada. Atenção ao enfeite de árvore de Natal. Coleção de Daniel Chuis.
O famoso gancho de salvamento. Coleção de Daniel Chuis.
O 47G2 tinha uma capacidade de carga limitada, mas nem por isso não tinha um gancho para carga.
Outras diferenças aparecem também, como os pilones nas pontas das hélices: os modelos hasbro podem tanto ter ponteiras pretas, como as hélices das mochilas Turbocóptero, quanto inteiriças e vazadas por baixo, como as brasileiras.
O amarelo estadunidense é mais escuro também, mais próximo ao amarelo gema de ovo, enquanto o nosso é um amarelo mais claro.
O helicóptero preto do Falcon foi lançado em 1981, com a coleção futurista do Falcon 80. É o mesmo molde do amarelo, mas em plástico preto. Inclusive, o mesmo tipo de polímero, que tem uma grande fragilidade para as peças expostas à maiores tensões, como os encaixes do trem de pouso e os estabilizadores da cauda. .
Helicóptero Negro do Falcon. Atenção para o Piloto ODA 2019 - Coleção de Leonardo
Da coleção de Giovanni Raemondo
Comparando os dois helicópteros do Falcon. Da coleção de Giovanni Raemondo.
Da coleção de Rodrigo Rodrigues
Da coleção de Giovanni Raemondo.
Da coleção de Giovanni Raemondo.
Da coleção de Giovanni Raemondo.
Da coleção de Giovanni Raemondo.
Comparando os dois helicópteros do Falcon. Da coleção de Giovanni Raemondo.
Comparando os dois helicópteros do Falcon. Da coleção de Giovanni Raemondo.
Da coleção de Rodrigo Rodrigues
Da coleção de Rodrigo Rodrigues
Da coleção de Rodrigo Rodrigues
Da coleção de Rodrigo Rodrigues
Da coleção de Rodrigo Rodrigues
O Helicóptero preto de 81.À direta, o Falcon piloto desse helicóptero. Coleção de Daniel Chuis.
Cabe lembrar que, como foi usada a arte Hasbro na caixa do helicóptero amarelo, esse nunca teve especificamente um piloto, mesmo com o lançamento do Série Olhos de Águia piloto, de macacão azul, o único Olhos de Águia sem barba e popularmente chamado de piloto azul, já que não houve um nome para a aventura. Mas o helicóptero preto, em sua arte, tinha um piloto, o Falcon ruivo de calça e capacetes pretos e camisa branca, que muitos chamam de Falcon Magal, que pode ser visto na foto acima, da coleção de Daniel Chuis.
O piloto azul, neste momento, tem uma releitura para a coleção 2020, sem ser ODA e com a aventura batizada de Defesa Aérea, não podendo ser classificado exatamente como um relançamento. Inicialmente não seria equipado com o clássico cinto-coldre plástico, um item exclusivo da Estrela, criado nos bons tempos em que a construção de moldes de injeção pela empresa era algo mais simples de se conseguir. Acompanha, ainda, um rádio, que não constava do lançamento de 1979 e as botas são de canos curtos, uma vez que não há mais disponibilidade do molde das botas de cano longo. Vale lembrar que o piloto de 1979 teve duas versões que podem gerar quatro viações pois, de seu lançamento, o macacão veio azul e o capacete branco e, posteriormente, por fornecimento de insumos, o ziper mudou para branco e o capacete branco passou a vir com uma faixa adesivada azul.
Mas não vamos esquecer que o GI Joe também foi licenciado pela Palitoy, na Grã-Bretanha. E isso levou o helicóptero pra lá nos anos 70 também. Não consegui identificar o ano exato do lançamento, ainda estou comprando os livros sobre as coleções europeias. Mas lá o helicóptero lançado foi o Action Man Assault Copter com lançadores de foguetes presos nas laterais, no trem de pouso e na cor verde, bem próximo do verde oliva acastanhado usado pelos britânicos na época.
E na Espanha a Geyper trabalha o Geyperman, e este teve uma versão dele também, em verde militar e um amarelo, com as diferenças que, tanto o verde quanto o amarelo, tem o trem de pouso em preto e o amarelo tem o estabilizador de cauda em preto também. Isso é explicado pois os helicópteros espanhóis de resgate eram nesse esquema cores na época. Sim, as Espanha também foi usuária do Bell 47G-2. Os franceses também.
Na França, a coleção do Action Joe também teve versões do Helicóptero, uma verde, ,militar, o Capture Copter e uma versão vermelha, de bombeiros.
Action Joe Capture Copter - Coleção de Rosivaldo Cordeiro
Action Joe Capture Copter - Coleção de Rosivaldo Cordeiro
Action Joe Capture Copter - Coleção de Rosivaldo Cordeiro
Action Joe Bombeiros
Action Joe
De qualquer forma, o Helicóptero amarelo é tão icônico para nós, brasileiros, quanto para os estadunidenses. Assim, em 2004, a Hallmark lançou nos Estados Unidos uma coleção de enfeites de árvore de natal do GI Joe e, lá, entre eles, estava o helicóptero do Adventure Team.
Em 2010 o GI Joe Collector's Club International lançou para seus sócios, packs em escala 1:18 do GI Joe Adventute Team original... e o Air Adventurer vinha com um reapaint do Cobra Fang 25th como o GI Joe Adventure Team Helicopter.
Olha o Land Adventurer 1:18 aí brincando com o Hallmark Ornament...
Especificações Técnicas
Fabricante:
Bell Helicopter Corporation – Estados Unidos da América.
Motor:
Lycoming VO-435 de 190 h.p., 6 cilindros horizontais opostos.
Designação Militar:
OH-13H
Comprimento:
8,33 m
Diâmetro do motor
10,72 m
Altura:
2,87 m
Peso Vazio:
709 kg
Velocidade Máxima:
138 km/h
Alcance:
383 km
Largura:
2,59 m
Agradeço a todos os amigos colecionadores que ajudaram a ilustrar esta matéria.
Fontes:
Guias de Armas de Guerra - Helicópteros Militares
Wikipedia
Museu Aeroespacial - Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica
The Heli Archive
The Complete Encyclopedia To GI Joe, Vincent Santelmo, 1993.
Warman's GI Joe Field Guide, Karen O'Brien, 2006.
GI Joe Collector's Club Magazine, dezembro de 2016.
Minha memória
Glossário
LMG - Light Machine Gun, Metralhadora Leve. Saiba mais sobre LMG's aqui.
GPMG - General Purpouse Machine Gun, Metralhadora de Uso Geral.
MedVac - Medical Evacuetion, Evacuação Médica, normalmente por helicóptero. Popularizou-se em definitivo durante a Guerra do Vietnã.
Parabéns pela pesquisa e conteúdo!!
ResponderExcluirParabéns pela matéria e pela bela história de família !
ResponderExcluirGrande Buzzer!!! Parabéns pela matéria! Belo trabalho de Pesquisa!!
ResponderExcluirYojoe!!!!
O update com fotos e o novo Falcon deram um gás a mais na já muito boa matéria do blog. Parabéns, guri!!
ResponderExcluirFicou irada a matéria com as fotos adicionais! YoJoeeee
ResponderExcluirParabéns pela matéria... fantástica...
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