Cobra WOLF - Abominável da Neve
Por Dennis Mathias
Aerosani
O seguinte trecho foi extraído da Wikipedia em inglês (tradução minha):
Um aerosani (russo: aэросани, romanizado: aerosani, literalmente
aerosled) é um tipo de snowmobile movido a hélice, rodando em esquis, usado
para comunicações, entregas por correio, ajuda médica, recuperação de
emergência e patrulhamento de fronteira no norte da Rússia, bem como para
lazer. Aerosanis foram usados pelo Exército Vermelho Soviético durante a
Guerra de Inverno e a Segunda Guerra Mundial.
Os primeiros aerosanis podem ter sido construídos em 1903-05 por
Sergei Nezhdanovsky. Em 1909–1010, o jovem Igor Sikorsky testou um aerosani
auto-projetado, antes de construir aviões e helicópteros multimotores. Eles
eram veículos de madeira compensada muito leves em esquis, impulsionados por
motores e hélices de aeronaves antigos, que estavam fora de uso.
• Uso Militar
O uso militar do aerosani remonta a pelo menos a década de 1910.
Durante a Primeira Guerra Mundial, aerosanis foram usados para
reconhecimento, comunicação e ataque leve nas áreas do norte. Durante a Guerra
de Inverno de 1939-1940 contra a Finlândia, alguns foram equipados com um anel
de metralhadora montado no teto. Eles podiam carregar quatro ou cinco homens
e rebocar mais quatro em esquis. Os aerosanis foram usados inicialmente para
transporte, ligação e evacuação médica em neve profunda, principalmente em
campo aberto e em lagos e rios congelados, devido à sua baixa capacidade de
escalar montanhas e capacidade de manobra limitada em estradas florestais
sinuosas.
Durante a Segunda Guerra Mundial, os aerosanis foram usados para
reconhecimento, comunicação e ataque leve nas áreas do norte, graças à sua alta
mobilidade na neve profunda (25–35 km / h, onde muitos veículos não podiam se
mover). A responsabilidade pelo aerosanis foi transferida para as Forças
Armadas Soviéticas (GABTU) e as ordens foram enviadas para o projeto e a
fabricação de versões com armaduras leves, protegidas por dez milímetros de
chapa de aço na frente. Eles foram organizados em batalhões de transporte ou
combate de 45 veículos, em três empresas, frequentemente empregadas em
cooperação com a infantaria de esqui. As tropas eram geralmente transportadas
ou rebocadas por aerosanis de transporte, enquanto o apoio de fogo era
fornecido pelos modelos blindados mais pesados, armados com metralhadoras.
Aerosanis não foram usados para ataque direto por causa de sua
vulnerabilidade a explosivos, como granadas de morteiro.
As ANT-I a ANT-V foram uma série bem sucedida de aerosanis das décadas
de 1920 e 1930, projetadas pelo engenheiro de aeronaves Andrei Tupolev. Existe
uma alegação de que, em 1924, os soviéticos obtiveram planos e especificações
para 'trenós aéreos' de Chester B. Wing, um aviador, negociante de automóveis e
ex-prefeito de St. Ignace, Michigan, EUA. Ele construiu aeródromos práticos
para auxiliar o transporte através do gelo entre St. Ignace e Mackinac Island,
e para uso dos pescadores. A edição da primavera de 1943 da revista Science and
Mechanics afirma que "a partir de seus aerosleds os russos desenvolveram
seu atual trenó de batalha". A alegação, no entanto, deve ser vista no
contexto de uma imagem anterior à Primeira Guerra Mundial de uma máquina Igor
Sikorsky em Kiev.
Os primeiros aerosanis militares usados na Finlândia, o KM-5 e o
OSGA-6 (mais tarde chamado NKL-6), foram inicialmente construídos na fábrica de
Narkomles, em Moscou. Durante a Segunda Guerra Mundial, foram construídos os
modelos NKL-16/41 e NKL-16/42 aprimorados, e a produção começou nas fábricas de
automóveis ZiS e GAZ, e em indústrias menores, como a Stalingrad Bekietovskiy
Wood Works. Em 1941, o NKL-26 blindado, projetado por M. Andreyev, iniciou a
produção em Narkomles. No ano seguinte, a Gorki Narkorechflota desenvolveu o
GAZ-98 ou RF-8 menor e sem armadura, alimentado por um motor de caminhão GAZ-M1
e uma hélice de metal durável. Havia também um trenó de assalto pesado ASD-400
usado na Segunda Guerra Mundial.
o Observe que nas fontes ocidentais elas costumam ser chamadas de
'aerosleds' [‘trenós aéreos’]. (Wikipedia: Aerosani, 2020)
RF-8 (Wikipedia) |
Tupolev A-3 (Wikipedia) |
Aerosani finlandês [nenhum detalhe sobre o mesmo] (Wikipedia) |
E em nossa amada linha de brinquedos, o design aerosani é melhor
representado pelo Cobra Wolf (1987/1991/2014), o nosso Abominável da Neve pela
Estrela(1992).
(Frente da caixa do Cobra Wolf 1987, yojoe.com) |
(Verso da caixa do Cobra Wolf 1987, yojoe.com) |
(“Blueprint” do Cobra Wolf 1987, yojoe.com) |
(Frente da caixa do Abominável da Neve, yojoebrazil.com) |
(Verso da caixa do Abominável da Neve, yojoebrazil.com) |
O Wolf, um acrônimo para Winter Operations Light Fighting vehicle (veículo
de combate leve para operações de inverno) é uma forma de um aerosani semi-lagarta
armado, provavelmente levemente blindado para o Cobra. Seu uso em táticas de taque
rápido e recuo em neve profunda ou corpo congelado de águas em terreno aberto é
identificado pela fuselagem projetada para velocidade máxima com baixo arrasto
e boa estabilidade. Embora não tenha uma hélice como nos projetos soviéticos, o
Wolf consegue seu movimento usando lagartas (o que lhe proporciona uma melhor
capacidade de movimento em terrenos irregulares e / ou áreas de montanhas /
florestas) e motores a jato maciços. Não há moldagem de aberturas de exaustão
no brinquedo, mas dicas dele podem ter sido vistas nos decalques. Um par de
decalques, ambos para os lados direito e esquerdo em posições simétricas,
indica “jet fuel feed access” ("acesso
à alimentação de combustível de jato") acima das "asas" e os
outro indica “beware of the blast” (“cuidado com a exaustão") em um
pequeno degrau da fuselagem logo abaixo do ponto de exaustão de um jato motor
estaria na "asa". Outros decalques podem nos dar outras dicas, como “intake”
(“admissão”) e o acrônimo decalque “Winter Operations Land Fighter” (“Caça Terrestre
para Operações de Inverno”) , como se estivessem declarando sua conexão da aerosani
e seus motores a jato.
(imagem da folha de decalques do Cobra Wolf 2014, yojoe.com) |
Funcionando como um IFV (Infantry Fighting Vehicle/ Veículo de Combate
de Infantaria), o Lobo pode ajudar a transportar soldados em seus esquis dentro
e fora da área de batalha, como os projetos russos / soviéticos das duas
Guerras Mundiais e os apoiam com seus “esquipedos” e os canhões gêmeos de 20 mm
acima do cockpit. O design dos “esquipedos” pode sugerir uma detonação por
proximidade ou remota, provavelmente sob o blindado e demais veículos inimigos
ou perto de suas partes vulneráveis. É possível que possa ser detonado perto de
combatentes inimigos, como uma mina antipessoal. O WHAM-4 (Winter-oriented
Heavy-ordnance surface-to-Air-Missile / munição pesada de artilharia de
superfície para ar orientado para o inverno) deve dar às tropas de inverno
Cobra alguma proteção (suficiente, posso dizer com 4 mísseis no rack) contra
aeronaves inimigas. No entanto, acho que com mais frequência o rack de munições
pode ser usado para mísseis superfície-superfície, mísseis anti-tanque e
foguetes de artilharia para cumprir melhor seu papel de apoio à infantaria, mas
não encontrei dados para corroborá-lo. Decalque logo abaixo do rack dizendo
“rack SS / AM Caution”, onde SS normalmente é o código para
superfície-superfície e AM pode ser para [‘superfície-‘] ar míssil. Em 2018 o
GIJCC FSS 7.0 lançou um Ice Viper Officer e em seu filecard uma versão especial
do Cobra Wolf para Comando e Controle é citado, mas nenhum brinquedo parecido
foi produzido.
(Visão dianteira do Cobra Wolf 1987 a esquerda e Cobra Wolf 1991 a direita, yojoe.com) |
(Visão traseira do Cobra Wolf 1987 a esquerda e Cobra Wolf 1991 a direita, yojoe.com) |
(Cobra Wolf 2014, yojoe.com) |
Para mais imagens sobre aerosanis seguem dois links de vídeos do YouTube:
Nenhum comentário:
Postar um comentário