sexta-feira, 15 de maio de 2020

Cobra WOLF - O Abominável da Neve


Cobra WOLF - Abominável da Neve


 Por Dennis Mathias

Aerosani
O seguinte trecho foi extraído da Wikipedia em inglês (tradução minha):

Um aerosani (russo: aэросани, romanizado: aerosani, literalmente aerosled) é um tipo de snowmobile movido a hélice, rodando em esquis, usado para comunicações, entregas por correio, ajuda médica, recuperação de emergência e patrulhamento de fronteira no norte da Rússia, bem como para lazer. Aerosanis foram usados ​​pelo Exército Vermelho Soviético durante a Guerra de Inverno e a Segunda Guerra Mundial.

Os primeiros aerosanis podem ter sido construídos em 1903-05 por Sergei Nezhdanovsky. Em 1909–1010, o jovem Igor Sikorsky testou um aerosani auto-projetado, antes de construir aviões e helicópteros multimotores. Eles eram veículos de madeira compensada muito leves em esquis, impulsionados por motores e hélices de aeronaves antigos, que estavam fora de uso.

  Uso Militar

O uso militar do aerosani remonta a pelo menos a década de 1910. Durante a Primeira Guerra Mundial, aerosanis foram usados ​​para reconhecimento, comunicação e ataque leve nas áreas do norte. Durante a Guerra de Inverno de 1939-1940 contra a Finlândia, alguns foram equipados com um anel de metralhadora montado no teto. Eles podiam carregar quatro ou cinco homens e rebocar mais quatro em esquis. Os aerosanis foram usados ​​inicialmente para transporte, ligação e evacuação médica em neve profunda, principalmente em campo aberto e em lagos e rios congelados, devido à sua baixa capacidade de escalar montanhas e capacidade de manobra limitada em estradas florestais sinuosas.

Durante a Segunda Guerra Mundial, os aerosanis foram usados ​​para reconhecimento, comunicação e ataque leve nas áreas do norte, graças à sua alta mobilidade na neve profunda (25–35 km / h, onde muitos veículos não podiam se mover). A responsabilidade pelo aerosanis foi transferida para as Forças Armadas Soviéticas (GABTU) e as ordens foram enviadas para o projeto e a fabricação de versões com armaduras leves, protegidas por dez milímetros de chapa de aço na frente. Eles foram organizados em batalhões de transporte ou combate de 45 veículos, em três empresas, frequentemente empregadas em cooperação com a infantaria de esqui. As tropas eram geralmente transportadas ou rebocadas por aerosanis de transporte, enquanto o apoio de fogo era fornecido pelos modelos blindados mais pesados, armados com metralhadoras. Aerosanis não foram usados ​​para ataque direto por causa de sua vulnerabilidade a explosivos, como granadas de morteiro.

As ANT-I a ANT-V foram uma série bem sucedida de aerosanis das décadas de 1920 e 1930, projetadas pelo engenheiro de aeronaves Andrei Tupolev. Existe uma alegação de que, em 1924, os soviéticos obtiveram planos e especificações para 'trenós aéreos' de Chester B. Wing, um aviador, negociante de automóveis e ex-prefeito de St. Ignace, Michigan, EUA. Ele construiu aeródromos práticos para auxiliar o transporte através do gelo entre St. Ignace e Mackinac Island, e para uso dos pescadores. A edição da primavera de 1943 da revista Science and Mechanics afirma que "a partir de seus aerosleds os russos desenvolveram seu atual trenó de batalha". A alegação, no entanto, deve ser vista no contexto de uma imagem anterior à Primeira Guerra Mundial de uma máquina Igor Sikorsky em Kiev.

Os primeiros aerosanis militares usados ​​na Finlândia, o KM-5 e o OSGA-6 (mais tarde chamado NKL-6), foram inicialmente construídos na fábrica de Narkomles, em Moscou. Durante a Segunda Guerra Mundial, foram construídos os modelos NKL-16/41 e NKL-16/42 aprimorados, e a produção começou nas fábricas de automóveis ZiS e GAZ, e em indústrias menores, como a Stalingrad Bekietovskiy Wood Works. Em 1941, o NKL-26 blindado, projetado por M. Andreyev, iniciou a produção em Narkomles. No ano seguinte, a Gorki Narkorechflota desenvolveu o GAZ-98 ou RF-8 menor e sem armadura, alimentado por um motor de caminhão GAZ-M1 e uma hélice de metal durável. Havia também um trenó de assalto pesado ASD-400 usado na Segunda Guerra Mundial.

o Observe que nas fontes ocidentais elas costumam ser chamadas de 'aerosleds' [‘trenós aéreos’]. (Wikipedia: Aerosani, 2020)

RF-8 (Wikipedia)

Tupolev A-3 (Wikipedia)

Aerosani finlandês [nenhum detalhe sobre o mesmo] (Wikipedia)

E em nossa amada linha de brinquedos, o design aerosani é melhor representado pelo Cobra Wolf (1987/1991/2014), o nosso Abominável da Neve pela Estrela(1992).

(Frente da caixa do Cobra Wolf 1987, yojoe.com)
(Verso da caixa do Cobra Wolf 1987, yojoe.com)



(“Blueprint” do Cobra Wolf 1987, yojoe.com)
(Frente da caixa do Abominável da Neve, yojoebrazil.com)

(Verso da caixa do Abominável da Neve, yojoebrazil.com)

O Wolf, um acrônimo para Winter Operations Light Fighting vehicle (veículo de combate leve para operações de inverno) é uma forma de um aerosani semi-lagarta armado, provavelmente levemente blindado para o Cobra. Seu uso em táticas de taque rápido e recuo em neve profunda ou corpo congelado de águas em terreno aberto é identificado pela fuselagem projetada para velocidade máxima com baixo arrasto e boa estabilidade. Embora não tenha uma hélice como nos projetos soviéticos, o Wolf consegue seu movimento usando lagartas (o que lhe proporciona uma melhor capacidade de movimento em terrenos irregulares e / ou áreas de montanhas / florestas) e motores a jato maciços. Não há moldagem de aberturas de exaustão no brinquedo, mas dicas dele podem ter sido vistas nos decalques. Um par de decalques, ambos para os lados direito e esquerdo em posições simétricas, indica “jet fuel feed access”  ("acesso à alimentação de combustível de jato") acima das "asas" e os outro indica “beware of the blast” (“cuidado com a exaustão") em um pequeno degrau da fuselagem logo abaixo do ponto de exaustão de um jato motor estaria na "asa". Outros decalques podem nos dar outras dicas, como “intake” (“admissão”) e o acrônimo decalque “Winter Operations Land Fighter” (“Caça Terrestre para Operações de Inverno”) , como se estivessem declarando sua conexão da aerosani e seus motores a jato.

(imagem da folha de decalques do Cobra Wolf 2014, yojoe.com)
Funcionando como um IFV (Infantry Fighting Vehicle/ Veículo de Combate de Infantaria), o Lobo pode ajudar a transportar soldados em seus esquis dentro e fora da área de batalha, como os projetos russos / soviéticos das duas Guerras Mundiais e os apoiam com seus “esquipedos” e os canhões gêmeos de 20 mm acima do cockpit. O design dos “esquipedos” pode sugerir uma detonação por proximidade ou remota, provavelmente sob o blindado e demais veículos inimigos ou perto de suas partes vulneráveis. É possível que possa ser detonado perto de combatentes inimigos, como uma mina antipessoal. O WHAM-4 (Winter-oriented Heavy-ordnance surface-to-Air-Missile / munição pesada de artilharia de superfície para ar orientado para o inverno) deve dar às tropas de inverno Cobra alguma proteção (suficiente, posso dizer com 4 mísseis no rack) contra aeronaves inimigas. No entanto, acho que com mais frequência o rack de munições pode ser usado para mísseis superfície-superfície, mísseis anti-tanque e foguetes de artilharia para cumprir melhor seu papel de apoio à infantaria, mas não encontrei dados para corroborá-lo. Decalque logo abaixo do rack dizendo “rack SS / AM Caution”, onde SS normalmente é o código para superfície-superfície e AM pode ser para [‘superfície-‘] ar míssil. Em 2018 o GIJCC FSS 7.0 lançou um Ice Viper Officer e em seu filecard uma versão especial do Cobra Wolf para Comando e Controle é citado, mas nenhum brinquedo parecido foi produzido.


(Visão dianteira do Cobra Wolf 1987 a esquerda e Cobra Wolf 1991 a direita, yojoe.com)
(Visão traseira do Cobra Wolf 1987 a esquerda e Cobra Wolf 1991 a direita, yojoe.com)
(Cobra Wolf 2014, yojoe.com)


Para mais imagens sobre aerosanis seguem dois links de vídeos do YouTube:






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