E, finalmente, veio uma releitura de um dos mais desejados, queridos e lembrados Falcons, o Série Olhos de Águia Ruivo, o chamado Espião Ruivo.
Mas não foi dessa vez que a Estrela acertou.
Vamos lá, vamos ver como era.
Era ruivo, alaranjado escuro, com barba. E olhos de águia, claro. A aventura não tinha um nome, era somente o Série Olhos de Águia. Vinha com essa maleta, exclusiva Estrela, pois foi modificada em relação a original do GI Joe Adventure Team.
Aí, recebemos as artes, a chamada para o Fã Clube do Falcon.
E todos ficaram felizes. Virá com a Luger que tem o extensor do cano e a coronha de apoio. Um dia eu conto como isso foi inspirado na Luger de Cavalaria.
Já tínhamos o povo falando que ia ser sem barba. Mas eu tinha fé que não, que teria barba.
Então veio a última arte para o anúncio da data.
E então, ok. Virá sem barba, de olhos pintados. Achei interessante pois somente a Palitoy no Reino Unido fez assim. Vamos ficar felizes pela cabeça inédita. Afinal, ainda tenho que ficar feliz de tirar um Falcon novo da caixa 40 anos depois. Vamos dar um desconto.
Mas daí vieram as fotos do produto final.
Repare que não condiz com a arte divulgada. E isso é decepcionante. A expectiva por uma figura com roupa bem mais parecida com a de 1979, um revivau. E a quebra dessa expectativa com um casaco que, nitidamente, é o mesmo molde da camisa do Turbocóptero, mas um pouco mais longa. Não tem os bolsos na parte inferior. E o cinto é de uma cor diferente, não sendo parte do casaco.
Por isso, digo que não é um relançamento e nem uma releitura, mas uma figura nova, uma aventura nova. E fica o grave erro de marketing da empresa em criar uma expectativa em seu público com um anúncio, uma arte, e entregar um produto diferente do anunciado. Evidentemente, os memes sobre isso ganharam as redes e nem posso discordar de alguns deles.
Eu fui sócio do GI Joe Collector's Club International por 10 anos. Pagava US$ 92,00 de anuidade. Tinha ano que doia pagar. Mas o que eu ganhava em ser sócio? Uma revista mensal, vinda lá dos EUA e uma figura exclusiva do Club. No meu caso, eu optava pelas 1:18. E eu tinha acesso de compra direta dos itens exclusivos do GIJCC. Somente so sócios do CLub podiam comprar do Club. Então a anuidade te dava exclusividade.
E como o Club vendia seus itens exclusivos e limitados para seus sócios? Anunciava na convenção, na JoeCon e depois vc esperava meses para a liberação da venda. Mas você sabia o que ia ser lançado, quando ia ser lançado, tinha tempo de se preparar para as compras pois o Club deixava claro o cronograma de lançamento, as datas. A expectiva era de semanas, meses, pela abertura da data de compra. Isso quando não tinha a pré-venda, que você comprava, pagava antes, e esperava o dia que ia receber a confirmação de envio. Semanas de espera. Mas era a alegria de ser ser sócio de um Fã Clube de verdade, onde os itens era exclusivos para os sócios.
Quem era de fora e queria os itens, tinha que comprar dos sócios, pois só os sócios podiam comprar do Club. Em média, minhas figuras do GIJCC de 1:18 saiam por volta de 40 doletas. Mas você podia achar as mesmas no e-Bay por 120. Era como funcionava o negócio: comprava-se o item exclusivo do Club somente através dos sócios pelo preço que os sócios queriam vender. Mas normal. Pagava-se uma anuidade, há de se ter uma vantagem em ser sócio.
Se um Fã Clube não oferece vantagem aos sócios, para que ele serve?
A Estrela precisa rever duas coisas: o funcionamento do Fã Clube do Falcon, que não traz vantagem nenhuma para seus sócios (abrir a venda um dia antes deixou de ser vantagem); ser mais transparente com seus clientes sobre os lançamentos, datas e detalhes. A Estrela precisa melhorar sua comunicação com os clientes de Falcon. São clientes que pagam caro e, embora reclamem, não se importam realmente com o custo de um bom produto. Mas como muitos colecionadores, estão acostumados com empresas que entendem melhor o cliente colecionador, que anunciam seus lançamentos com antecedência relativamente grande e com fartura de fotos e detalhes.
Os rumores de que a maleta do espião não tinha mais as divisões internas devido às mudanças para acompanhar acessórios da Susi no final dos anos 90 se confirmou. Mas não tinha nenhuma foto do produto no anúncio de venda. E deixar o cliente descobrir isso ao abrir a caixa em casa, é um erro. É como se o cliente não soubesse exatamente o que está comprando.
Vou comprar totalmente feliz? Não. Eu compartilho do sentimento de frustração de muitos de meus amigos e colegas colecionadores com essa quebra de expectativa.
A qualidade da figura está boa. Sem reclamações pela figura em si.
Mas fica um gosto de "poderia ser melhor" e a esperança de que o próximo seja lançado com o aprendizado da lição destes últimos dois lançamentos: é necessário ouvir o que o colecionador tem a dizer mas, acima de tudo, é necessário oferecer a esses colecionadores a transparência que eles merecem. Entendemos a falta de molde. Não entendemos não saber o porquê algumas coisas são como são. Uma foto a mais, da maleta aberta, e uma nota sobre a impossibilidade por falta de molde, bastariam. Um casaco com o cinto da mesma cor do casaco, seria menos decepcionante.
Vamos aguardar o dia que o produto vai mesmo imitar a arte.
Mandou bem. Exatamente o que estava pensando.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirIsso aí, é o meu pensamento também, por exemplo, se eu soubesse que a maleta não viria com a divisória interna não teria comprado, estou decepcionado com essa figura, se a estrela continuar com essa sacanagem eu paro de comprar Falcon, o defesa aérea já deixei passar, e esse agente secreto esperava mais pelo menos da maleta. Agora vamos aguardar o que vem pela frente dos proximos lançamentos e espero que a Estrela ouça mais os colecionadores de Falcon e sugestões.
ResponderExcluirSensacional postagem
ResponderExcluiré a mesma sensação do Abrolhos, um boneco inédito por aqui do Falcon, uma aventura nova com o nome sugestivo de uma antiga e querida do meio, acessórios decepcionantes, vale lembrar que todo mundo detestou o óculos de segurança no lugar da máscara de mergulho e muitos optaram por modificações nas alças dos cilindros, além do fato da roupa inibir as articulações do boneco. Infelizmente a 'bola da vez' é o último lançamento até o momento, eu estou esperando um review de alguém quanto a qualidade do boneco pra ver se vale a pena comprar. Espero mesmo que a Estrela mude a sua atitude e deixe os velhos fãs felizes novamente como aconteceu quando saiu Explorador e o Turbocoptero. Excelente sua análise da situação.
ResponderExcluirCirúrgico.
ResponderExcluirQue falta de visão da Estrela, quando poderiam estar vendendo um produto desejado por todos e obtendo lucros bem maiores!
ResponderExcluirSai todo mundo frustrado: os colecionadores antigos que sonhavam em ter um cópia fiel novinha do antigo e os novos colecionadores, que nunca terão algo parecido com o original.
O fato de ser olhos de águia ou não e com barba ou não, acaba sendo menos importante, pois quem comprou o olhos de aguia ruivo recente, vai acabar usando as roupas nele. Quem não comprou que se f... né?
Mas as roupas e asessórios são decepcionantes.
Eu, particularmente, não pretendo comprar réplicas de roupas e assessorios mais parecidos, porque gosto de tudo ORIGINAL, fora o gasto absurdo com estas réplicas, que custam tanto quanto ou até mais do que o boneco.
A Estrela tem a faca, o queijo e os esfomeados na mão! Só não lucram o dobro porque não querem.
Estou me vendo obrigado a comprar para não ficar com a coleção incompleta.
Mas comorarei lamentando.
Triste! Mas segue o barco!
Falou tudo !
ResponderExcluir