quarta-feira, 15 de setembro de 2021

Larry Hama, criador dos quadrinhos do GI Joe, puxa a cortina sobre Snake Eyes - Entrevista Exclusiva


 Entrevista original em Looper.

 



Enquanto o mundo da cultura pop mudou para sempre em 1964, quando a Hasbro Toys lançou seu primeiro conjunto de bonecos de ação GI Joe de 12 polegadas, o conceito atingiu alturas ainda maiores quase 20 anos depois, graças à inventividade do lendário escritor de quadrinhos e editor da Marvel, Larry Hama.


Depois que todos os escritores da Marvel recusaram a oferta de criar uma série de quadrinhos sobre um grupo de soldados contra terroristas, Hama aproveitou a oportunidade - e seu "GI Joe: The Real American Hero" se tornaria um grande sucesso não apenas como publicação, mas também como parte de uma linha de produtos que incluía novos bonecos de ação de 3/4 de polegada e uma série animada. De repente, os heróis GI Joe, como Snake Eyes, Scarlett e Duke, e os vilões Cobra, incluindo Destro, a Baronesa e Storm Shadow, tornaram-se nomes familiares.


 Os personagens também fizeram aparições na tela grande ao longo dos anos, incluindo "GI Joe: The Rise of Cobra" de 2009 e "GI Joe: Retaliation" em 2013. Agora, quase uma década depois, os produtores decidiram voltar ao básico com "Snake Eyes: GI Joe Origins", que narra o início do ninja vestido de preto ( Henry Golding ), bem como Tommy Arashikage ( Andrew Koji ) - irmão de sangue de Snake Eyes que se transformou em nêmesis - enquanto ele se transforma em Storm Sombra. 

Em uma entrevista exclusiva com Looper, Hama, um consultor de "Snake Eyes", nos deu sua opinião sobre a atuação de Golding como personagem-título, revelou a história de assumir o cargo de gibi "GI Joe" em 1982 e muito mais. "Snake Eyes" já está disponível em vídeo digital e premium on demand (nos EUA) antes de seu lançamento em 4K Ultra HD Blu-ray, Blu-ray, DVD e On Demand em 19 de outubro.

Hama queria destacar o aspecto de 'Joe comum' dos personagens

Um dos fatos mais interessantes para as pessoas novas na experiência de GI Joe é que inicialmente era na verdade uma história em quadrinhos da Marvel - e obviamente muitas pessoas associam os quadrinhos da Marvel com Homem-Aranha, Homem de Ferro, os Vingadores. Mas eu sinto que os personagens de "GI Joe" são quase super-heróis lutando, supervilões. Você vê as coisas dessa maneira?

Não. [Risos]

Apenas Joes normais? 

Sim, porque não sou realmente um super-herói. É uma fantasia mais difícil de engolir. Quer dizer, o tipo de super-herói ou personagem mutante com quem trabalhei [Wolverine, X-Men] era menos super. Eles tinham poderes, mas eram mais do lado humano. De certa forma, os super-heróis são uma espécie de fantasia fascista. É como o Ubermensch [ideia de Friedrich Nietzsche]. É como uma entidade externa que chega e é muito mais forte e pode derrotar todos os bandidos.

Mas, para mim, a fantasia de GI Joe não era tanto uma fantasia militar ou uma fantasia de super-herói, mas sim uma fantasia sobre camaradagem, irmandade e trabalhar juntos. E foi assim que eu vi. Na verdade, eu já disse isso antes, mas sempre fui um fã de "Tio Patinhas" de Carl Barks, e ainda sou. Então, na minha cabeça, basicamente "GI Joe" era "Os Escoteiros Mirins" com armas. 

Hama admite que aceitou a oferta do 'GI Joe' para entrar como escritor


Ainda fico chocado cada vez que leio sobre essa oportunidade de "GI Joe" ser apresentado a vocês como um gibi depois que todos os outros recusaram. Você viu isso mais como uma oportunidade? Obviamente, você tem a mente aberta. Eu imagino que porque você serviu nas forças armadas - e obrigado por seu serviço - você deve ter percebido isso desde o início como mais do que apenas um emprego. Parece que foi realmente uma oportunidade de contar algumas histórias emocionantes.1

Sim, mas também foi meu pé na porta para começar o trabalho de escrita. Eu estava tentando há 10 anos conseguir um trabalho de escritor. Nenhum editor da Marvel me daria trabalho de redação. Era política da empresa que, se você fosse um editor, não poderia escrever para outra empresa, mas eu tinha dispensa especial do editor-chefe para escrever para Warren Comics porque pude ir até ele e provar que Eu tinha procurado todos os editores da Marvel e ninguém quis me dar um trabalho de redação.

Então, sim, é uma oportunidade de contar certos tipos de histórias, mas nunca foi minha intenção fazer quadrinhos militares. Eu queria criar animais engraçados desde o início, mas ninguém estava comprando animais engraçados, então tive que fazer super-heróis. Eu caí em "GI Joe" completamente por acidente. Se eles tivessem me oferecido a Barbie, eu teria pegado a Barbie e dado o meu melhor porque queria trabalhar. Eu queria o trabalho de escrita
.
 
Hama autorizou a produção do Snake Eyes a fazer alterações
 
 
Há um featurette maravilhoso para "Snake Eyes", onde Henry Golding parece tão emocionado que você deu a bênção ao projeto. O que há em Henry Golding que o torna o ator perfeito para interpretar Snake Eyes?
 
Bem, ele é como a coisa real. Ele tem esse tipo de simpatia natural, e suas habilidades de atuação estão realmente lá. Se você o viu em qualquer outra coisa, você percebe: "Oh, uau, ele está atuando." Ele não é como uma série de estrelas que são apenas elas mesmas, nunca. E ele o fundamenta. E o fato de que a configuração é para que isso aconteça antes que ele perca a capacidade de falar, e possamos ouvi-lo e descobrir o que ele é internamente, em vez de imaginá-lo na forma cômica.
 
A história de origem de "Snake Eyes" é obviamente a maior mudança de sua visão original dos quadrinhos, começando com o período de tempo. Com o filme, estamos falando sobre os dias modernos versus a Guerra do Vietnã nas histórias em quadrinhos em que Snake Eyes e Tommy serviram juntos. Que parte do discurso sobre a mudança da linha do tempo fez você se sentir como, "Ok, esta é uma história interessante e um ponto de entrada interessante para trazer o conto de Snake Eyes para a tela grande"?
 
É sempre difícil tentar manter essas coisas atualizadas. Foi algo que vem acontecendo há 30 e poucos anos. Se for uma linha do tempo realista, todos esses personagens estariam na casa dos 70 anos. Mas é o mesmo dilema que você tem com qualquer um dos personagens em qualquer uma das universidades. Quer dizer, o Homem-Aranha tem 70 anos, mas nos quadrinhos ele ainda está na faculdade ou algo assim, ou acabou de sair da faculdade. O Superman deve ter mais de 100 anos.
 
Hama abraça as versões cinematográfica e em quadrinhos de GI Joe
 
 
Eu acho que os fãs têm dificuldade em mudar, mas já que você está apoiando o projeto, você acredita que as histórias dos quadrinhos e dos filmes coexistem?
 
Eles podem coexistir, mas são dois meios diferentes. Tem coisas que funcionam nos quadrinhos que simplesmente não funcionam na tela, porque os quadrinhos são ... É um meio onde você aprende tudo aos poucos. Você leu Batman por 20 anos, sabe muito sobre o Batman, mas aprendeu em pequenos pedaços todos os meses. Em um filme, você tem de 90 minutos a duas horas para colocar tudo lá em cima.
 
Portanto, a metodologia de divulgação das informações é muito diferente. Nos quadrinhos, você tem que mostrar isso visualmente e fazer funcionar como um fluxo de imagens. Nos filmes, você tem efeitos sonoros, a capacidade de fazer todas essas coisas. E muitos truques de quadrinhos e métodos de contar histórias foram copiados de filmes. E então é esse vai-e-vem estranho. Ambas as mídias se alimentam uma da outra. Certo.
 
Você consegue ver Snake Eyes chegando ao ponto em que se torna aquele herói misterioso sob a máscara que os fãs conhecem nos quadrinhos? Porque, é claro, isso envolveria algum tipo de incidente - e Deus me livre, quero dizer, porque minha esposa também diz isso - Henry Golding, ele é um cara bonito. Ele foi contratado porque fica bem sem a máscara. Certo?
 
Certo . [Risos]
 
Mas se você quiser seguir a linha dos quadrinhos, verá como desfigurar o rosto e perder a capacidade de falar. Eu odiaria ver isso acontecer com essa iteração do personagem, mas você acha que é necessário e gostaria que fosse nessa direção?
 
Bem, acho que há uma maneira de fazer isso. Quero dizer, olhe para "O Mandaloriano". O personagem principal nunca tira o capacete, exceto no último episódio ou algo assim. Com o formato "Snake Eyes", você sempre pode ter flashbacks. Existem maneiras de contornar todas essas coisas. É um meio muito flexível. 
 
Abram caminho para a Baronesa
 

Eu realmente vejo "Snake Eyes" como a história de origem de Snake Eyes e Storm Shadow, embora Snake Eyes seja o único personagem mencionado no título. Mas se houvesse qualquer outro personagem que você gostaria de ver tendo uma história original do ponto de vista dos quadrinhos GI Joe, quem seria?
 
Provavelmente a Baronesa. Ela é uma personagem muito intrigante, eu acho. Bem, eu percebi que quando vou às convenções, os cosplayers da Baronesa superam em número todos os outros cosplayers GI Joe de dois para um ou três para um. Então, obviamente, há algum potencial aí.
 
Adoro a visão de Úrsula Corberó sobre a Baronesa porque o look é um pouco diferente. O cabelo, o traje é uma reminiscência da Baronesa que todos nós conhecemos e amamos, mas ela definitivamente possui aquela atitude e aquele atrevimento  - aquele atrevimento assassino. Tenho certeza de que você ficou emocionado com a interpretação que Ursula fez do personagem.
 
Ela é muito boa.
 
Hama está entusiasmada com os avanços feitos com representação asiática no showbiz
 

Este foi realmente um grande ano para a representação asiática em Hollywood, de "Snake Eyes" no verão e agora a "Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis". Isso é emocionante para você como um artista de herança asiática?
 
Muito emocionante. Quer dizer, é algo que pensei que nunca aconteceria. É como quando Obama foi eleito presidente. Nunca pensei que veria isso em minha vida. E nunca pensei que veria esse tipo de representação asiática na mídia. Quer dizer, quando eu era criança, quer dizer, lembro que minha avó saía da sala gritando: "Tem um asiático na TV!" Todos nós teríamos que dizer, "Nossa, fumaça", porque era algo inédito.
 
Acho que é bom e que estamos nos afastando desses estereótipos horríveis. Estou no Screen Actors Guild desde 1976. E durante anos, as únicas peças que recebi foram bandidos. Ou eu fiz o teste para comerciais, seria como um executivo de uma empresa de automóveis japonesa, um legista, um médico, algum tipo de cara de jaleco ou um garçom. Essas são as únicas partes ao redor. E agora está totalmente aberto.
 
E o que é ótimo nisso é que você forjou seu próprio destino ao criar os quadrinhos "GI Joe" - e esperançosamente o que vai acontecer aqui é que vai inspirar mais escritores de ascendência asiática a fazer o mesmo.
 
Sim. É incrível e eu adoro isso.
 
Claro, sua carreira também incluiu ter uma mão em "Wolverine" e "Logan" e editar propriedades da DC como "Mulher Maravilha". Você sente um certo orgulho quando esses personagens finalmente chegam às telonas, sabendo que você tem uma participação na criação e contando suas histórias?
 
Oh sim. Sim, mas também é sempre difícil acreditar que está lá em cima. É sempre uma surpresa.
 
Também estrelando Samara Weaving como Scarlett e Haruka Abe como a confidente de Tommy, Akiko, "Snake Eyes" está disponível em HD digital e vídeo premium on demand (nos EUA), e estreia em 4K Ultra HD Blu-ray, Blu-ray, DVD e On Demand on 19 de outubro.

1- Nota do Tradutor. Os quadrinhos de GI Joe foram criados como estratégia de marketing para fazer propagandas da linha de brinquedos. A legislação estadunidense, já à época, não permitia propagandas que induzissem o consumo de brinquedos e outros produtos para o público infantil nos intervalos dos programas infantis, mas não bloqueava a propaganda de produtos culturais, como livros e quadrinhos. Dessa forma, as chamadas para os lançamentos de quadrinhos faziam alusão aos personagens dos brinquedos, seus veículos e acessórios, como uma propaganda indireta, As chamadas animadas criadas em parceria com a Sunbow deram tão certo que se tornaram a base para o desenho animado do GI Joe. 


 




Nenhum comentário:

Postar um comentário